quinta-feira, 13 de março de 2008

‘ Pai ‘


‘ Pai ‘

O que é ser pai?

Factos teóricos representam as várias variantes que nos revelam esta tão humilde palavra.
Pai é alma, é uma emoção tantas vezes desperta ou acolhida por quem o é, ou quem o sabe ser.
Podia-mos dizer que Pai é o nosso progenitor, quem nos apresenta o mundo, mas só essa definição estaria muitas das vezes errada ou incompleta.
Na vida todos temos certamente um ideal daquilo que representa um Pai para nós, será o melhor amigo? Será o nosso molde ou exemplo futuro a seguir?, Tanta mas tanta coisa nos passa pela mente.
Se não vejamos, estamos no mês que marca a diferença dessa palavra nas nossas almas, antes de mais pelo significado e depois pelo seu interior.
A vicissitude da palavra Pai, transborda uma riqueza infinita em nossas vidas, pois passamos a chamar pai ao nosso mentor, seja ele terrestre ou espiritual, como o chamamos a Jesus ou a Deus, numa forma de Amor ou gratidão pela nossa passagem pela vida, pelo nosso olhar sobre o mundo, pela nossa aprendizagem, ou pelo nosso ser.
Vida que tão curta é, por vezes com obstáculos mais ou menos fortes pelo caminho, numa luta diária, constante em busca de algo que nem nós conseguimos definir.
A ‘passagem de testemunho’, o dar vida a um novo ser, é belo, uma atitude digna, que também no nosso caminho deixa saudade, lembrança. Ver ‘aquela’ foto é tão bonito, mas saber que aquele tempo não mais voltará, também dói.
É claro que a geração não pára, os filhos crescem, casam, e voltamos a ser pais, desta feita dos nossos netos, uma alegria que volta a dar à vida uma nova cor.
A história não nasce aqui, e se formos a ver, nem só o ser humano transporta o dom de ser pai, os animaizinhos, os nossos bichinhos de estimação, também o são.
Todos sem fugir à regra são filhos, todos um dia serão pais.
O que se pretende aqui, não é lembrar nem recordar factos, mas sim vive-los dia a dia. O ciclo de ‘Aldeia Global’ é incorporado neste núcleo, onde o olhar sobre nós, sobre a nossa família, sobre quem nos rodeia, seja de Amor, Fraternidade.
Sim, é de relevar que Março seja o mês dedicado ao Pai, mas para dizer e demonstrar o quanto Amamos nosso Pai, o que é um dia comparado com todos aqueles que ao lado dele passamos? Nada, simplesmente nada, podemos acordar de manhã e demonstrar o nosso Amor, sem que o dia seja obrigatoriamente especial, apenas o dizer por sentir.
Façamos aqui um marco, uma reflexão em nossas vidas, uma pausa para pensar se hoje já fomos justos e dissemos ao nosso pai o quanto o Amamos.
Dia do Pai, 19 de Março, uma fonte que vem revitalizar tudo aquilo já dito antes, num gesto, num olhar, numa forma de ser ou de estar, esta é a verdadeira definição da palavra Pai.
Mas acreditem ou não, o Amor, a bondade, carinho que lhe temos, deve ser demonstrado hoje e para todo o sempre.
Porque no fim de contas é o Nosso Pai.






Luís Miguel Martins in 'A Voz do Heitorzinho'

2 comentários:

Anónimo disse...

Que filosofia maravilhosa. O Amor faz parte e é parte da vida de todos nós. Vê-lo aqui descrito desta maneira.... não há palavras!!!! Parabéns e obrigada por (mais) um momento de magia

Gonçalo disse...

Presumo que a Voz do Heitorzinho é a fonte de comunicação social que te permite alargar horizontes ao teu talento. E com talento deste, com textos destes, acredito que serás um cronista com leitores assíduos, fico feliz pelo reconhecimento gradual que tem feito às tuas capacidades! És capaz disto e muito mais, eu sei!:)
Um abraço e boa semana:)