quinta-feira, 4 de outubro de 2007

' Lado a Lado



Assim se intitula o mais recente trabalho que juntou João Pedro Pais e Mafalda Veiga, dois grandes interpretes/compositores da música portuguesa.

Há momentos em que acredito que todos os discos são conceptuais. Se utilizo o absoluto da palavra todos é porque me parece que todos os discos acabam sempre por mostrar, naquilo que são, o conceito de onde partem. Haverá músicos que prestam mais atenção a esse conceito, seja ele qual for; haverá outros que poderão ignorá-lo e defini-lo instintivamente; mas o conceito de partida, o conceito que atravessa a forma e o significado de todas as canções – e que, no fundo, sintetiza as crenças do músico em questão – esse existe sempre. Pode ser mais ou menos visível, pode ser mais ou menos concreto, mas existe sempre.

Faz parte da natureza de todas as coisas o mistério de uma noção. Se assim é, então parece-me que este “Lado a lado” parte de um dos conceitos mais simples e naturais de que um disco pode partir: a junção de dois músicos para se “contagiarem” de música e de significados. Esse encontro aconteceu em primeiro lugar no Centro Olga Cadaval em Setembro de 2006 e aconteceu depois, durante a gravação deste disco que acaba, assim, por ser a oportunidade de repetirmos onde quisermos, quando quisermos, o momento preciso em que a música daqueles instrumentos e daquelas vozes foi gravada. Aliás, falando ainda de conceitos, esta parece ser a definição mais essencial de um disco. Ao ouvirmos, vamo-nos apercebendo do enorme sentido que faz este encontro entre Mafalda Veiga e João Pedro Pais.


Composição Discográfica:

1. O Dia Mais Longo (João Pedro Pais)
2. Tatuagens (Mafalda Veiga)
3. Ninguém é de Ninguém (João Pedro Pais)
4. Cada Lugar Teu (Mafalda Veiga)
5. Paciência (Letra e Música: Lenine / Dudu Falcão)
6. Tudo Bem (João Pedro Pais)
7. Nada de Nada (João Pedro Pais)
8. Mais Que Uma Vez (João Pedro Pais
9. Ouve-se o Mar (Mafalda Veiga)
10. Foi por Ela (Fausto)
11. Cúmplices (Mafalda Veiga)
12. Lembra-te de Mim (João Pedro Pais)
13. Aqui Dentro de Casa (José Mário Branco)
14. Lisboa de Mil Amores (Mafalda Veiga)
15. Lume (Mafalda Veiga)
16. Louco por Ti (João Pedro Pais)
17. Lado a Lado (Mafalda Veiga)

O Preço deste fantástico trabalho é de 13.95€, sendo um trabalho editado pela 'SOMLIVRE'.

Até Breve;)

Sem comentários: